terça-feira, 7 de maio de 2013

Programa de Gerenciamento da Saúde – PGS – O que é?

O objetivo do Programa de Gerenciamento da Saúde é ajudar na capacitação dos associados para que cuidem melhor da sua saúde, acreditando que a prevenção é muito importante para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida.

O Programa atuará inicialmente


junto aos associados portadores de doenças crônicas (medicina corretiva), estendendo-se mais tarde para um grupo mais amplo (medicina preventiva), mas a principal meta é ajudar todos os associados a cuidar melhor da sua própria saúde, orientando-os em aspectos diversos. Será oferecido de forma gratuita e terá adesão voluntária. 


Quem aceitar participar do Programa passará a ser acompanhado por profissionais especializados da área da saúde (enfermeiro, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, entre outros).

Numa segunda etapa, o Programa vai trabalhar com os demais associados promovendo outras ações e disponibilizando a todos orientações sobre melhores hábitos e atitudes frente às doenças, assim como formas de evitar adoecer.

Além disso, em um sentido mais amplo, quando o grupo de associados passar a gozar de uma melhor condição de saúde, prevenção e qualidade de vida, o número de internações, consultas e exames tenderá a diminuir e o nível de reajuste do plano de saúde fatalmente deverá cair.

O sucesso do Programa depende fundamentalmente da sua participação e comprometimento com a sua própria saúde e a de seus familiares.

Participe, compareça às palestras e chamamentos da ASTTI/AACRT relativos à saúde, lazer e qualidade de vida. Conquiste mais saúde e viva com Qualidade!

Doenças crônicas abrangidas pelo PGS

As doenças crônicas que foram consideradas de grande incidência entre os associados da AACRT e da ASTTI compreendem as doenças cardiovasculares, respiratórias, diabete melito e as doenças reumáticas e musculoesqueléticas.
Doenças cardiovasculares:

● Hipertensão arterial sistêmica
● Insuficiência cardíaca congestiva
● Cardiopatia isquêmica / doenças cerebrovasculares

Doenças respiratórias:

● Asma
● Bronquite crônica
● Enfisema

Doenças reumatológicas /musculoesqueléticas:

● Artrite reumatóide
● Artroses
● Doenças quadril e joelho

Identificação dos doentes crônicos

O levantamento realizado pela empresa Hospitalar realizado com base nos dados enviados pelas duas associações, identificou os doentes crônicos com base em eventos sentinela, que se compõem pelo número de incidências dos usuários a determinados exames, consultas e/ou internações.

Os eventos sentinela evidenciados na massa de sócios da AACRT/ASTTI foram:

Doenças cardiovasculares:

● Consulta com cardiologista e/ou nefrologista
● Exames e/ou testes de eletrocardiograma, mapa, ergométrico, microalbuminuria, colesterol, ecodopplercardiograma, cintilografia do miocardio  e cateterismo cardiaco

Doenças respiratórias:

● Consulta pneumologista
● Exames e/ou testes de espirometria, gasometrica, tomografia computadorizada de tórax, rx de tórax

Doenças reumatológicas /músculo-esqueléticas:

● Consulta com reumatologista e/ou ortopedista
● Exames e/ou testes de fator reumatóide, fator antinúcleo,  rx de mão ou quirodáctilo, rx de joelho, rx de bacia e ressonância magnética.

Diabete Melito

● Consulta endocrinologista
● Exames e/ou testes de glicemia, hemoglobina glicada e microalbuminuria

Quem estiver identificado entre essas doenças crônicas, residir em Porto Alegre ou Grande Porto Alegre e não tiver sido contatado, pode entrar em contato espontaneamente com a Hospitalar pelo telefone (51) 3269-5000 e inscrever-se no Programa.

Levantamento de dados dos associados

AACRT e ASTTI encaminharam a base de dados na Unimed dos associados, referente ao período de  junho/11 a julho/12, à Hospitalar, que fez o levantamento considerando os custos com consultas, exames, internações e pronto atendimento, identificando os potenciais portadores de doenças crônicas de acordo com a realização de eventos sentinela relacionados, uma vez que não há informação de CID.

A empresa constatou que a carteira de beneficiários da AACRT/ASTTI possui um número de idosos acima da média da população usuária de planos de saúde. Segundo dados da ANS de Julho de 2011 a média da população acima de 60 anos nos Planos de Saúde é de 11%, contra 44,21% das Associações. Identificou ainda que o grupo com maior número de usuários está na faixa de 50-59 anos.

Do total de usuários das duas associações,  11,5% tiveram internação em hospital pelo menos 1 vez no período analisado e foram responsáveis por 49,18% dos custos, sendo que, deste grupo, 72,3% são de potenciais doentes crônicos.

Distribuição dos beneficiários da AACRT/ASTTI de acordo com faixas etárias



Nenhum comentário:

Postar um comentário